quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Milagre e os milagres

Jesus nunca convidou os doentes, aleijados, pobres e desprovidos de prosperidade material. Ele disse: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados de carregar as suas pesadas cargas” (Mateus 11.28). É só dar uma olhadinha no contexto bíblico para descobrir quem são os “cansados”. Jesus tinha curado pessoas de doenças físicas e, mesmo assim, continuavam espiritualmente enfermas (v.20). Então reclama e faz o convite para o maior milagre: arrependimento e perdão dos pecados.
Não encontro na pregação dos atuais milagreiros o convite para este descanso. Ao contrário, vejo mais cansaço. Inflacionam o peso da superstição em objetos “abençoados”, sobrecarregam de culpa, injetam medo da inveja e “olho grande”, acendem pavor do diabo e do mal, provocam fadiga nos dízimos e escravizam sob o jugo de regras religiosas. Tudo isto com a Bíblia em punho. Usam um versículo, jogam fora o restante do texto, e invertem o sentido divino com propósitos humanos.
Diz o evangelista Mateus que no Dia do Juízo Jesus terá mais pena de Sodoma do que Cafarnaum (11.24). Sodoma simboliza os pecados da imoralidade e depravação (1 Timóteo 1.10), e Cafarnaum é a cidade onde Jesus habitou e fez vários milagres. Foi neste lugar que desceram um paralítico pelo telhado (Lucas 5.17-26), e o Senhor lhe disse: “os seus pecados estão perdoados”. O povo queria mesmo uma cura física. Jesus então respondeu que é mais fácil fazer um paralítico andar do que perdoar pecados, e curou o homem. Disse isto por uma questão óbvia: o perdão custou o sofrimento dele na cruz, enquanto que milagres não custam nada para ele, são atos próprios do seu poder divino.   
Sem dúvida, o que falta hoje é arrependimento dos pecados, tanto para Sodoma como para Cafarnaum. Mas o convite do Salvador permanece. Para um descanso único e específico: “Venham a mim e eu lhes darei”. E “venham todos”. Porque todos são pecadores e precisam de Jesus.

Rev. Marcos Schmidt

sábado, 4 de junho de 2011

Emoção marca a produção da Bíblia de número 100 Milhões

O dia 26 de maio de 2011 entrou para a história do Brasil e do mundo. Nessa data, mais precisamente às 16h, foi alcançada a marca mundialmente inédita de 100 milhões de Bíblia produzidas pela Gráfica da Bíblia, existente desde 1995, em Barueri (SP).
Veja toda a matéria no link a seguir:
http://www.ielb.org.br/site/index.php?pagina=noticias&id=586

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, EDUCAÇÃO E DEUS

A moda do momento é a luta contra o preconceito e a discriminação. Nada mais justo; afinal é inconcebível que em pleno século 21, num país democrático e de livre expressão ainda haja espaço para este tipo comportamento e atitude descabida.
Preconceito, palavra composta por pré+conceito refere-se a “conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados”. Dessa falta de conhecimento ou conhecimento equivocado derivam a discriminação, o racismo, a opressão e coisas do gênero; nada louváveis nem diante de Deus, nem dos homens. O problema, contudo, está no fato que em nome de uma luta justa contra o preconceito, querem jogar fora a água suja da banheira junto com a criança. Sim se esquecem que é impossível viver sem conceitos pré-estabelecidos e querem jogar na lata de lixo tanto os conceitos inadequados quanto aqueles que são  fundamentais para sociedade e o bem estar dos indivíduos. E nessa onda já se jogou Deus, a igreja, a família e agora a língua portuguesa ralo abaixo.
De acordo com um livro didático (cujo titulo ironicamente é “por uma vida melhor”) aprovado e distribuído pelo MEC, é preconceito e discriminação ensinar falar e escrever corretamente. Aqui entre nós, vivemos um tempo onde quanto mais idiomas o sujeito dominar com fluência e destreza, maiores serão suas chances de ter uma vida melhor. Preconceito e discriminação neste caso seria o fato de tolher em nossas crianças o direito de ao menos tentar progredir no conhecimento de seu próprio idioma, negando-lhes o direito de serem ensinadas e corrigidas adequadamente.
Já avisava muito antes no Livro Sagrado, aquele que confundiu as línguas em Babel, mas lhes deu uma lógica certa ao criar a cada uma, que “feliz o homem que acha sabedoria e adquire conhecimento” (Provérbios 3.13) e alertava para um fato trágico: “o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento” (Oséias 4.6). Faltavam os conceitos corretos que foram deixados de lado em nome de uma falsa liberdade e vida melhor!
Ditas por Jesus e emprestadas como slogan por Martinho Lutero na Reforma Protestante, ainda são bem atuais as Palavras registradas pelo evangelista João: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8.32).  Surge daí o afinco de Lutero na luta para que o povo tivesse acesso ao conhecimento da Palavra de Deus e ao conhecimento secular. Na luta pela primeira traduz o Novo testamento para o alemão. Na luta pela segunda estabelece o objetivo de ter ao lado de cada igreja uma escola que ofereça ensino de qualidade, para que as crianças tenham oportunidades adequadas na vida. Lutero sabia que o ensino de qualidade e o conhecimento da Palavra de Deus são os métodos mais eficazes contra o preconceito, a discriminação e a opressão.
Talvez seja hora de resgatar da lata que outrora os jogamos, velhos conceitos valiosos dados por Deus: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22.6). Porque a verdade liberta.  O conhecimento faz crescer. E o amor não descrimina. A prova está no amor de Deus, que AMOU AO MUNDO enviando seu único filho: o caminho – a verdade – a vida!

Rev. Ernani Kufeld

PENTECOSTES

Pentecostes é a festa do Espírito Santo, também chamado de aniversário da Igreja Cristã.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus igual ao Pai e ao Filho. Ele procede do Pai e do Filho (Jo 15.26), mesmo assim não é anterior nem posterior, mas igual ao Pai e ao Filho em poder, glória e majestade.
A Bíblia fala do Espírito Santo da primeira à última página. Porém, em sua plenitude, o Espírito Santo só foi concedido no Novo Testamento, após Jesus ter completado sua obra salvífica e ter subido ao céu. Ele disse: “E quando eu for... rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. …o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. (Jo 14.3,16, 26). Isto veio a cumprir-se no dia de Pentecostes, acontecimento este que você pode ler em Atos cap. 2.
Jesus também definiu a obra do Espírito Santo. O Consolador, virá “a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” (Jo 16.14). O que significa isto? Significa que o Espírito Santo está incumbido de mostrar às pessoas, através da Palavra de Deus, quem é Jesus e o que ele fez para a salvação da humanidade. Assim o Pai é glorificado no Filho, revelado pelo Espírito Santo. “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16.8). Mostrar que Jesus por sua paixão e morte de cruz, pagou pela culpa de toda a humanidade e a reconciliou com Deus (2 Co 5.19); e, ao ressuscitar, triunfou, por nós, sobre nossos inimigos: pecado, morte e Satanás.
Você vê o que Jesus fez por ti? Você o conhece? Isto é porque o Espírito Santo que o revelou. Isto é porque em ti está o Espírito Santo.
Louve ao Senhor por tal obra!
Rev. Cézar C. Kaiser