quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Momo ou Jesus

“Vem pra ser feliz. Eu tô no ar, tô Globeleza. Eu tô que tô legal...”. Esta musiquinha com imagens de uma mulher nua sambando se ouviu bastante nos últimos dias. Mas será que o convite para ser feliz desse jeito faz a pessoa ficar legal? As contas no final da festa mais popular mostram que não – a maioria não está bem quando tudo volta à realidade. A prova está nos acidentes de trânsito, ressaca do álcool, brigas, violência, assassinatos, doenças sexuais, gravidez indesejada, crises no casamento e na família. A tela do plim-plim deveria ressarcir todos os que aceitaram o convite e tiveram prejuízo. Se bem que o rei Momo nunca escondeu os princípios do seu reino. Conforme a mitologia grega, ele foi expulso da terra dos deuses e se tornou príncipe dos loucos entre os humanos com uma missão: zombar. Em outras palavras, o Momo veio para fazer bulling

No meio desta loucura começou a Quaresma – festa sem brilho popular que lembra o Deus que desceu voluntariamente do céu e veio não para zombar dos humanos, mas para ser zombado e restaurar a legítima glória. Se o Momo é o rei dos loucos, diz a Bíblia que Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo, mas para os que estão sendo salvos, é poder de Deus. Na verdade, o Filho de Deus é o único espetáculo que merece estar na avenida. E os seguidores dele têm motivos de sobra para pular de alegria e aceitar o convite: Louvem o Senhor com pandeiros e danças (Salmo 150.4).

Mas antes da alegria vêm as cinzas e este tempo da Quaresma. No Carnaval é o contrário, primeiro a alegria depois a tristeza. “Cinzas” apontam para a brevidade das glórias terrenas, e simbolizam arrependimento e mudança de vida conforme a vontade de Deus. Assim, Quaresma é a oportunidade para trocar de rei – do Momo para Jesus, pois felizes são os que não se juntam com os que zombam do que é sagrado (Salmo 1).

Rev. Marcos Schmidt

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PERMANECER é a chave!


Por que algumas orações são respondidas e outras não?
 A revista Seleções do Reader’s Digest, publicada em 19 línguas no mundo todo, colocou a pergunta acima diante de seus leitores. A resposta de Jesus é clara e direta:
 “Se PERMANECERDES em mim, e as minhas palavras PERMANECEREM em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (João 15.7)

          Jesus disse: “Se PERMANECERDES em mim, e as minhas palavras PERMANECEREM em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito”
(João 15.7).
PERMANECER” na Palavra de Deus significa ler e meditar nela mais do que esporadicamente, ou com mais frequência do que apenas ocasional-mente. “PERMANECER” na Palavra significa alimentar nosso espírito e nossa alma com ela diariamente, assim como damos comida ao nosso corpo várias vezes ao dia.
Quando as palavras de Cristo “permanecem” em nós, elas não estão simplesmente armazenadas na memória, disponíveis para serem recuperadas sempre que forem necessárias. Ao invés disso, quando as palavras de Cristo “permanecem” em nós, elas tomam conta dos nossos pensamentos. A palavra viva de Deus tem o poder de transformar nossos valores e restabelecer nossas prioridades. Consequentemente, somos movidos a pedir apenas aquelas coisas que Cristo deseja que tenhamos. Sua Palavra varre de nossa mente todos os desejos egoístas e cobiças materialistas. Ideias centradas em Cristo e desejos agradáveis a Deus são plantados em nosso coração através de Sua Palavra.
João 15.7
É a passagem mais importante da Bíblia no que se refere à oração. A compreensão correta dessas palavras de Jesus irá ajuda-lo a responder as questões mais difíceis sobre oração, tais como: “Como posso ter certeza de que Deus vai responder minhas orações?” Medite sobre essas palavras de Jesus. Ore pedindo compreensão. O Espírito de Deus irá guia-lo (João 16.13) até a verdade de João 15.7.

Fonte: Boas Novas Nº 8. Oração. P.18-19