sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Reforma Luterana

O ser humano se distingue dos animais por questionar o sentido das coisas e da própria vida. Perguntar pelo sentido da vida é uma questão eminentemente humana. Pois foi justamente esse questionamento existencial que levou o jovem acadêmico de direito Martinho, a ingressar na ordem religiosa e buscar a paz de sua alma. Angústia, culpa, vazio, machucavam seu ser inquieto e aflito.
O filósofo Nietzsche disse certa vez : "O homem procura, tateia, pergunta até que lhe tapem a boca com uma pá de terra.”  Será essa a resposta para a procura pelo sentido da vida ?
No mosteiro Martinho Lutero conheceu um amigo que lhe falou de um Deus amoroso e perdoador. A partir daí seu relacionamento com Deus e consigo mesmo mudou. Passou a ver a vida com alegria, paz, tranquilidade, pois conheceu a proposta de vida oferecida pelo Criador, através de seu Filho Jesus Cristo .
De fato, viver o perdão gratuito de Deus e servi-lo no próximo, dá significado ao nosso ser e viver. É isso que celebramos nessa data da Reforma: a redescoberta e reafirmação da verdade no amor de Deus que é a base para viver com amor e com esperança aqui e na vida eterna no céu.