LLLB - Liga São Mateus

O que aprendemos hoje?

Sexta-feira, 29/06/2012: Atos 2.14-21 - O discurso de Pedro.
O apóstolo Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, chama a que todos ouçam sua Palavra, pois é de Deus e se fundamenta nele. O som vindo do céu, as línguas como que de fogo sobre os discípulos, o dom de línguas, e então todos os (pelo menos) 120 entre o povo anunciando sobre a salvação em Cristo são fruto do que o profeta Joel anunciou e que agora está se concretizando "o que ocorre [agora] é o que foi dito por intermédio do profeta Joel".
 O Espírito do Senhor foi derramado. Este Espírito faz com que as pessoas possam ver Jesus e reconhecê-lo como seu Salvador. Isto não mais se limita aos do povo judeu, como até agora, mas se estende a "toda a carne". Todo o que confessa Jesus é porque tem o Espírito, porque é o Espírito que revela e faz ver Jesus como Salvador - 1 Coríntios 12.3. Jesus é para todos! A salvação é para todos, todos os que invocarem o nome de Cristo - Atos 2.21. E todos que tem esta revelação (que Jesus é o salvador e, pelo Espírito Santo, o vêem como o Salvador) podem agora profetizar, revelando esta verdade aos que ainda não a conhecem. Lembrando que, profetizar no Novo Testamento, não é prognosticar, adivinhar o futuro... mas revelar o que Deus disse (que Jesus é o Salvador. É o que a continuidade do discurso de Pedro vai dizer...), e que o Espírito Santo está levando as pessoas a verem e anunciarem agora e a partir de agora.
Durante este período em que o Espírito Santo revela e faz anunciar que Jesus é o Salvador, muitos sinais vão acontecer (versículo 19). São as tribulações que, até o dia do Juízo Final, a Igreja e os crentes em Cristo sofrerão. "sangue, fogo e vapor de fumaça" são palavras de Joel que anunciam matanças, incêndios, sofrimentos e coisas do gênero. São os mesmos sinais descritos por Jesus em Mateus 24 e 25 e que falam o Apocalipse.
Após Jesus ser anunciado para a salvação de todos, então virá o versículo 20: o Dia do Juízo Final.
Porém, todo aquele que fizer o que está descrito no versículo 21 será salvo. Para estes, o dia do Juízo Final será o primeiro de uma eternidade de dias felizes e alegres, na casa do Pai - o céu.
Notemos mais uma vez que não são impostas condições para salvação a não ser uma coisa apenas: Invocar o Nome de Cristo. E para isto, o próprio Espírito Santo é enviado, para mostrar Cristo às pessoas e que possam, por ele, crer... e serem salvas. Graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário