Dentre os votos desejados na virada do ano, o mais comum é “feliz ano novo”. Não é sem motivo que a circuncisão e o nome dado ao menino nascido em Belém coincidem com o início do ano. Deus é o primeiro que quer nos dar um NOVO ano.
“Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido”. (Lc 2.21)
O nome JESUS tem atrás de si toda uma razão para ser usado.
Este JESUS é o menino que tornaria possível a todos os povos do mundo o ser povo de Deus. Ter no seu povo gente de todos os povos do mundo é o desejo de Deus, expresso já na aliança feita com Abraão, conforme descrito em Gênesis: “Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações” (Gn 17.4). Quando olhamos para Gl 3.28,29, descobrimos como e quem são aqueles que fazem parte das numerosas nações que têm por pai a Abraão. Diz Paulo: “Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”.
Os “de Cristo”, portanto, são os descendentes de Abraão, os herdeiros segundo a promessa e pertencentes ao povo de Deus. Ser de Cristo é ser NOVO Homem, é ter nova nacionalidade, é ter um novo ano com tudo novo, com tudo o que envolve o “ser de Deus”.
E o que é que envolve o “ser de Deus”?
Voltemos ao nome JESUS. “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). Jesus não veio para escravizar com leis, mas para salvar o seu povo dos pecados deles. Temos um Salvador! Ele veio para estar ao nosso lado no dia-a-dia (Mt 1.23). Podemos contar com ele. As dificuldades já não assustam e nem derrubam como antes.
Um ano feliz e novo é que todos desejam… e é o que Deus concede em Cristo! Como ter um ano NOVO permanecendo nas velhas simpatias e continuando a ser o mesmo de antes? JESUS, entretanto, faz tudo ser NOVO. Ele inclusive nos faz a nós, diariamente, novos… salvando-nos de nossos pecados, fazendo-nos ser povo de Deus e dando-nos novos rumos e novo futuro. Nosso diálogo agora pode ser:
- Feliz ano novo! …porque Deus nos mandou o seu Filho e seu nome é JESUS.
- Obrigado! Será novo todos os dias, porque tenho este JESUS. E com ele, será novo e feliz pra você também.
Rev. Cézar C. Kaiser – IELB
Erechim, janeiro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário