quinta-feira, 3 de abril de 2014

Eu, meu smartphone, e Deus


A revista exame.com publicou em março “10 táticas de pessoas de sucesso para fazer o tempo render”. Trata-se de estratégias de pessoas do mundo dos negócios para administrar o tempo e aproveitá-lo de forma mais intensa e produtiva. Entre estas 10 táticas constava: “Tome o controle do seu smartphone”. “Gerencie seu celular, não o deixe gerenciar você”. Ele está à seu serviço, e não o contrário.
Uma das entrevistadas de sucesso em gerenciamento disse: “Algo muito ruim aconteceu com a chegada do smartphone. As reuniões ficaram mais longas. A razão é que as pessoas começam a checar seus e-mails [facebook, watsapp, sms] em vez de prestar atenção no que está acontecendo”. Disse ainda que, para aproveitar bem o tempo e torná-lo mais produtivo, a primeira coisa que faz ao chegar em uma reunião é desligar o celular na frente de todo mundo e colocá-lo virado sobre a mesa. “Eu posso me concentrar melhor no negócio que está em nossas mãos. Sem distrações”. O mesmo se aplica na sala de aula, na hora de estudar em casa e em todas as tarefas que pedem atenção e concentração.
Quando li isto, instantaneamente lembrei de Maria (Lucas 10.38-42). Quando da visita de Jesus em sua casa, imediatamente ela “desligou” dos afazeres para sentar aos seus pés e ouvir. Maria não tinha celular, mas tinha “muitas coisas” para direcionar sua atenção. Mas ela “escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.
Hoje, grandes executivos estão descobrindo como melhor agir. É o que Jesus, há muito, já nos disse. E se isto é importante no campo secular, quanto mais é no campo espiritual!
Naquele encontro com Jesus a bênção repousou no “desligar” destas “muitas coisas” e “ouvir Jesus”. Queridos irmãos… a “boa parte” é também para nós! Smartphones com telefonemas e redes sociais são excelentes ferramentas, mas não podem vir a ser uma distração e embaraço para nossa fé. Há momentos em que a nossa atenção precisa estar integralmente na Palavra de Deus. Ao sentar aos pés de Jesus, é indispensável “desligar”, como fez Maria; sentar, e “escolher a boa parte”. É assim que a fé torna-se intensa e produtiva, fortalecendo-nos no consolo da vida e salvação.
 “Tome o controle do seu smartphone”. Realmente, uma célebre frase para os nossos “tecnológicos” dias.
Rev. Cézar C. Kaiser – IELB
Erechim, abril de 2014
Publicado no Informativo da Congregação em Maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário