O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus igual ao Pai e ao Filho. Ele procede do Pai e do Filho (Jo 15.26), mesmo assim não é anterior nem posterior, mas igual ao Pai e ao Filho em poder, glória e majestade.
A Bíblia fala do Espírito Santo da primeira à última página. Porém, em sua plenitude, o Espírito Santo só foi concedido no Novo Testamento, após Jesus ter completado sua obra salvífica e ter subido ao céu. Ele disse: “E quando eu for... rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. …o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. (Jo 14.3,16, 26). Isto veio a cumprir-se no dia de Pentecostes, acontecimento este que você pode ler em Atos cap. 2.
Jesus também definiu a obra do Espírito Santo. O Consolador, virá “a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” (Jo 16.14). O que significa isto? Significa que o Espírito Santo está incumbido de mostrar às pessoas, através da Palavra de Deus, quem é Jesus e o que ele fez para a salvação da humanidade. Assim o Pai é glorificado no Filho, revelado pelo Espírito Santo. “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16.8). Mostrar que Jesus por sua paixão e morte de cruz, pagou pela culpa de toda a humanidade e a reconciliou com Deus (2 Co 5.19); e, ao ressuscitar, triunfou, por nós, sobre nossos inimigos: pecado, morte e Satanás.
Você vê o que Jesus fez por ti? Você o conhece? Isto é porque o Espírito Santo que o revelou. Isto é porque em ti está o Espírito Santo.
Louve ao Senhor por tal obra!
Rev. Cézar C. Kaiser
Nenhum comentário:
Postar um comentário