sábado, 14 de abril de 2012

Os filhos são atendidos pelo Pai

“Aquele que não poupou
o Seu próprio Filho…
nos dará
graciosamente
todas as outras coisas”. (Romanos 8.32)

Em 1493 os professores da Universidade de Louvain em Paris, França, passaram oito semanas debatendo se quatro orações de cinco minutos em dias consecutivos tinham mais chance de serem respondidas do que uma oração de vinte minutos. Eles também discutiram se uma oração de dez minutos feita no lugar de dez pessoas é tão eficaz quanto dez orações de um minuto.
Os filósofos religiosos podem achar interessantes as discussões teóricas sobre a oração. Nosso Pai Celestial não acha. Em Sua graça, Deus dá o dom da oração a cada um de Seus filhos, não para ser especulado, mas para usar.
AS PROMESSAS DE DEUS SÃO "PARA VOCÊ"
A fim de encorajar o uso diário do Seu presente maravilhoso, Deus anexou promessas. Oramos a Deus em nome de Jesus porque "quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele [Jesus] o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio" (2 Coríntios 1.20).
As promessas de oração de Deus, baseadas na histórica morte e ressurreição de Jesus, são PARA VOCÊ. Todas as suas orações feitas no nome de Cristo serão respondidas, tão certamente quanto Cristo morreu e ressuscitou. Por esse motivo nós incluímos a cena da crucificação nesta devoção, mostrando a agonia que Cristo sofreu POR VOCÊ!
Jamais duvide que Deus lhe dará tudo o que você precisa, tanto para esta vida como para preparar-se para a vida que virá. Ao invés de duvidar, fixe seus olhos da fé na cruz, com confiança e alegria. "Se Deus é POR [VOCÊ], quem será contra [VOCÊ]?” “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?" (Romanos 8.31-32).
PENSE EM JÓ
Toda vez que o diabo tentar você a duvidar das promessas de oração de Deus, pense em Jó. A descrição do sofrimento de Jó é tão vívida que os artistas seculares constantemente usam-no como a epítome do desespero. Ainda assim, Jó não desistiu de Deus. Jó sabia que a sua esperança jazia unicamente nas promessas de Deus em Jesus Cristo. "Eu sei que o meu Redentor vive" (Jó 19.25). Jó agarrou-se às promessas de Deus. Não deixe de ler Jó 42.10-17 para ver como Deus fez bênçãos incríveis transbordarem sobre Jó! Essa mesma promessa de Deus é PARA VOCÊ!
Muito frequentemente, tal como os professores em Paris que passaram boa parte do seu tempo debatendo sobre a oração, podemos ser distraídos pelo diabo para não fazer nada além de falar "sobre" oração. Não permita que o diabo o distraia. Ao invés disso, com a força que o Espírito de Deus lhe garante, responda pela fé à ordem e ao convite graciosos de Deus para orar. Deus deseja que a oração seja uma parte regular de sua atividade diária, não apenas um "extra" opcional ou ocasional.
COMECE UMA NOVA VIDA DE ORAÇÃO
Comece sua nova vida de oração diária ouvindo as muitas ordens e convites de Deus para orar: Mateus 7.7; Lucas 18.1; 21.36; Romanos 12.12; Colossenses 4.2; 1 Tessalonicenses 5.17; 1 Timóteo 2.1; Tiago 1.6; 5.15; Judas 20.
Depois, com a promessa de Romanos 8.31-32 sempre em mente, medite com alegria nas maravilhosas promessas que Deus lhe está oferecendo através da oração. "Se me pedirdes alguma cousa em meu nome, eu o farei" (João 14.14). "Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco" (Marcos 11.24). "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma cousa segundo a sua vontade, ele nos ouve" (l João 5.14). "E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho" (João 14.13). "Se pedirdes alguma cousa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome" (João 16.23). "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito" (João 15.7). "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe, o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á" (Mateus 7.7-8).
PREPARE-SE PARA RECEBER BÊNÇÃOS
Finalmente, e mais importante ainda, nunca especule ou pontifique sobre a oração. Ao invés disso, saiba que as promessas de oração de Deus são PARA VOCÊ. E, pela fé que Deus lhe dá, ore diariamente, baseando sua confiança em Sua maravilhosa promessa: "Pedi, e dar-se-vos-á ... ". Então, prepare-se para receber bênçãos "[d]aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos ... " (Efésios 3.20). C
Boas Notas Nº 8. Oração. P.24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário