quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Um chamado especial!

No auge da Reforma Luterana (em 1521) Lutero recebeu a comunicação de que devia comparecer à Dieta (assembleia) de Worms para ser julgado. Estavam presentes à reunião as mais altas autoridades da Igreja e do país. Lutero foi então intimado a se retratar (voltar atrás e pedir perdão) pelos seus escritos. Foi neste momento que Lutero pediu que lhe provassem da Bíblia que ele estava errado. Ninguém pôde provar. Por isso se recusou a desmentir qualquer coisa do que havia dito ou escrito, afinal, não havia dito mentira, mas declarado a então oculta Palavra da Escritura.
De fato, há coisas a respeito das quais não se pode voltar atrás. Há coisas que são tesouro tão grande que garantem a vida presente e futura.
“O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra” (Mateus 13.44-46).
Quando Lutero encontrou esta pérola – da graça e do amor de Deus – se dispôs ao risco de vida, mas não abriu mão de tal tesouro. Graças a Deus!
Compreendemos o que envolve este tesouro quando lemos textos como Hebreus 10. “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura” (19-22).
Então… “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (v.23-24).
Como posso “guardar firme a confissão da esperança”? Não deixando de reunir-se, de congregar-se, em torno de Cristo. Isto é fundamental e importante para um fim maior e ultimo: a salvação eterna. Por isso, não estar no culto é perigoso. Veja como segue o texto: “Porque, se vivermos deliberadamente…, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir…” (v.26-27).
Então “façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. Compreendam que esta é minha intenção neste momento.
Em Jesus Cristo está o nosso presente e o futuro (eterno)… isto é certeza!
“quem fez a promessa é fiel”.
Que Deus dê a todos nós olhos e coração semelhantes a Lutero.

Rev. Cézar C. Kaiser
Erechim, agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário