quinta-feira, 25 de abril de 2013

Família... projeto de Deus

 
      A crescente secularização da sociedade (o afastamento de Deus e dos princípios divinos) tem afetado drasticamente a célula base da vida social e trazido prejuízos incalculáveis aos casais e às novas gerações. Segundo o IBGE, em 2011 os divórcios no Brasil tiveram um crescimento de 45,6% em relação a 2010. Semelhante tem sido o crescimento da independência financeira das mulheres.
A família que conhecemos no passado, àquela estabelecida por Deus, realmente encontra-se entre as espécies ameaçadas. Tanto que, casamento e família, já não são mais ideias populares.
A família, no entanto, foi criada por Deus, muito antes dEle estabelecer qualquer outra instituição, antes mesmo da igreja. Deus não criou o ser humano para a vida singular, mas sim para a vivência do amor e do companheirismo com seus pormenores.
Por estas razões, neste ano vamos direcionar nossa atenção para a família. Iniciamos repartido algumas dicas para um lar sólido, feliz e que honre ao Senhor.
 1. Estabeleça a Deus no comando. Os princípio que regem as atitudes precisam estar baseados na palavra e ensino de Jesus.
2. A Bíblia nos ensina que Jesus Cristo é o cabeça do lar, personalizado no marido. A esposa deve estar sob autoridade de um marido (que está sob Cristo - praticando em relação a esposa o amor como Jesus praticou). E os filhos devem estar sob responsabilidade de ambos.
3. Pratiquem o mandamento do amarem-se mutuamente. O marido vive para a esposa, e vice-versa.
4. Demonstrem aceitação e apreciação a cada membro da família - da maneira como ele é.
5. Os membros da família devem respeitar a autoridade de Deus sobre eles e a autoridade que Deus delegou a cada um conforme a sua vocação (por exemplo, o pai deve ser ouvido e respeitado como tal).
6. "Curtam-se" mutuamente. Separem tempo para que a família possa conviver e desfrutar da presença um do outro. A hora do chimarrão (sem TV) é um exemplo. 
7. Não cometa adultério. Adultério destrói o casamento, sendo pecado contra Deus e contra o cônjuge.
8. Cada membro da família deve trabalhar para o beneficio da família como um todo. Os filhos devem ter tarefas a serem cumpridas. É dever dos pais ensinar, e dos filhos ouvir e aprender, aprender fazendo.
9. Orem e leiam a Bíblia juntos. Façam a devoção diária em família. Nada poderá unir mais a família do que esse hábito, além de ser a melhor defesa existente contra as investidas de Satanás.
10. Preocupem-se uns pelos outros, tanto pelas questões materiais quanto pela salvação uns dos outros. Isto deve estender-se também além da família imediata, aos avós, tios, tias, primos e agregados.
Família é um projeto de Deus, para nossa felicidade. Quando vivida nos princípios divinos, é um laboratório do amor de Deus com todos os seus pormenores, gerando segurança, prazer e realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário